No último sábado (18), foi realizado o Dia D de Vacinação Antirrábica, coordenado pela Secretaria de Saúde, em seis pontos distribuídos pela cidade, e garantiu a imunização gratuita de cães e gatos a partir de três meses de idade.
O mutirão teve como objetivo proteger a população martinopolense contra a raiva animal, em uma ação que imunizou 1080 animais, medida essencial de prevenção e saúde pública. Além da aplicação da vacina, também ocorreu a testagem para leishmaniose nos animais.
De acordo com o Ministério da Saúde, campanhas de vacinação em massa são fundamentais para evitar o retorno da raiva urbana no país. Coberturas entre 60% e 80% dos animais vacinados são consideradas eficazes para interromper a transmissão do vírus. Atualmente, a média nacional de vacinação é de cerca de 60,4%, número que reforça a importância da mobilização nas campanhas locais.
A leishmaniose, também combatida durante a ação por meio da testagem, é outra preocupação da saúde pública. Entre 2015 e 2023, o Brasil registrou 22.622 casos de leishmaniose visceral, com 1.916 óbitos, segundo o Ministério da Saúde.
Para mais informações sobre a vacinação antirrábica ou orientações sobre imunização de cães e gatos, os tutores podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde ou a UBS mais próxima.
#PrefeituraDeMartinópole #SUS