
Nesta quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a XI Conferência Municipal de Saúde. O encontro reuniu usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e trabalhadoras da saúde e representantes da sociedade civil em um espaço de participação popular.
"A importância das redes de atenção à saúde para a sustentação de um município saudável, com ênfase na elaboração e construção do Plano Municipal de Saúde 2026 a 2029" foi o tema da Conferência, realizada na Câmara Municipal.
Com o objetivo de analisar a situação da saúde no município, identificar desafios e construir propostas que irão orientar as políticas públicas de saúde, a XI Conferência discutiu os seguintes eixos temáticos:
Atenção Primária à Saúde;
Atenção Especializada;
Vigilância em Saúde;
Controle Social;
Assistência Farmacêutica;
Gestão do SUS.
As propostas aprovadas irão compor o Plano Municipal de Saúde de 2026
-2029, documento que orientará as ações, os investimentos e as prioridades da saúde pública no município.
As Conferências Municipais de Saúde são instrumentos fundamentais não apenas para o fortalecimento do SUS, mas também para o controle social dos serviços públicos em geral.
Por meio desses espaços, a população contribui para uma democracia mais participativa e eficiente, ao alinhar as políticas públicas com as reais necessidades das pessoas. A participação desde a formulação garante melhor acompanhamento e fiscalização das ações no município.
#PrefeituraMartinópole #SUS