ACIDENTES DOMÉSTICOS, ALEITAMENTO MATERNO, SAÚDE E BEM-ESTAR

O segundo dia da Semana do Bebê, realizado nesta terça-feira (18), reuniu gestantes e puérperas em rodas de conversa sobre temas essenciais para o cuidado na primeira infância. As ações ocorreram pela manhã na UBS Sebastião Dentista e, à tarde, na UBS Moura Fé.
A programação foi voltada ao fortalecimento das políticas públicas da primeira infância, com orientações sobre prevenção de acidentes domésticos, práticas de estimulação precoce, aleitamento materno e parentalidade, além de muito informação sobre saúde e bem-estar.
Prevenção e Saúde
Dados nacionais mais recentes mostram que a prevenção de acidentes domésticos deve ser prioridade. Em 2024, 456 crianças e adolescentes de 0 a 19 anos morreram no Brasil em decorrência de acidentes dentro de casa. Especialistas reforçam que a maior parte dessas ocorrências é evitável com medidas simples de segurança no ambiente doméstico.
A estimulação precoce também foi tema de debate. De acordo com estudos internacionais citados pela UNICEF, o início da vida é marcado são determinantes para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças, o que reforça a importância de interações diárias, acolhimento e estímulos adequados.
O aleitamento materno foi outro ponto central. A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém a recomendação de amamentação exclusiva até os seis meses e complementada até dois anos ou mais. A ampliação da amamentação exclusiva poderia reduzir significativamente as mortes de crianças menores de cinco anos por causas evitáveis em vários países, inclusive no Brasil, segundo a UNICEF.
As atividades seguem durante toda a semana com programação voltada para gestantes, puérperas, pais e responsáveis.
#PrefeituradeMartinópole #SemanaDoBebê #PrimeiraInfância